6 exemplos práticos de como o marketing digital auxilia PMEs

...

Com o advento da Internet, a maneira das empresas se comunicarem foi modificada também. Todas aquelas estratégias de marketing caras e bem elaboradas através de canais de TV, rádio, revistas, outdoors e afins foram ampliadas, e hoje a mídia proporciona muitas outras formas de comunicação, com o apoio da web.

Os métodos atuais são bem mais eficientes. Quando o consumidor está atrás de um produto, ou mesmo quando deseja procurar informações sobre determinada compra, assim como informações das empresas responsáveis pela fabricação, criou-se o hábito de fazer isso por meio de pesquisas na internet. Dessa forma, o usuário pode, facilmente, se inteirar sobre preços, opiniões de outros usuários, detalhamento dos produtos, entre outros fatores.

Desta forma, você já pensou a respeito dos benefícios que o marketing digital pode ter para uma PME? Pequenas e médias empresas podem ser altamente beneficiadas com essas estratégias, mas é necessário que sejam muito bem utilizadas e executadas para surtirem efeito. Por isso, se você possui uma PME ou está pensando em começar o seu negócio, confira abaixo seis motivos para você investir em marketing digital agora mesmo:

1. É mensurável

Por meio do marketing digital é possível mensurar detalhadamente resultados de campanhas. Além disso, é possível saber o que funciona e o que não, procurando investir naquilo que está dando melhor retorno. Antes do surgimento da internet e dos recursos que proporciona, era muito mais difícil para um empreendedor saber se suas ações estavam ou não surtindo o impacto planejado.

Hoje, a comunicação é muito mais rápida. Com isso, os retornos obtidos também são bem mais eficazes e ajudam o empresário a ter uma dinâmica diferenciada, a fim de traçar novas estratégias.

2. É facilmente segmentado

O marketing digital permitiu que as campanhas fossem feitas de maneira muito mais segmentadas. Pequenas e médias empresas costumam atingir um público mais específico, o marketing digital trouxe uma perspectiva muito mais direta e até mesmo “cirúrgica” para estratégias de empreendedores PME.

Você pode se comunicar com redes sociais voltadas ao seu público, por meio de e-mail marketing voltado para grupos específicos, tudo realizado de maneira muito mais focada e tendo resultados bem objetivos.

3. A atenção de potenciais clientes ocorre de maneira orgânica

Por meio do marketing digital, é possível a empresa atrair clientes sem a necessidade de gastos para divulgação. Tudo isso, porque se poderá buscar apoio na busca orgânica.

Esse tipo de estratégia – cuja eficácia está associada à qualidade de conteúdo e à aplicação de técnicas de SEO –, trata-se de algo muito valorizado pelo público que está sempre procurando obter informações a respeito de novos negócios, mas não pretende gastar dinheiro para uma simples pesquisa e cotação.

4. Possibilita a criação de vínculos com o interlocutor

Outro ponto bastante interessante da comunicação atual por estratégias de marketing digital está no fato de tornar possível a criação e estabelecimento de vínculo com o seu público-alvo, transformando-os em audiência frequente e fidelizada.

De que maneira isso ocorre? A partir do investimento em conteúdos relevantes para o seu nicho, possibilitando a construção de sua lista de leads. Esse processo permitirá ao empresário não apenas uma comunicação pontual, mas a construção de raízes com o público. Com a sua marca se fazendo presente, será sempre lembrada. Então, em um momento de necessidade, essa pessoa saberá a quem recorrer e você estará fidelizando novos clientes.

5. O custo-benefício também é um ponto importante

Outra questão bastante relevante do marketing digital para as pequenas e médias empresas é o que diz respeito a seu custo-benefício.

Tudo que você precisa no marketing digital é saber aliar a boa aplicação de recursos com ideias criativas e inteligentes. A partir disso, e de boas ferramentas – algo que o marketing digital oferece aos montes –, a marca tende a ter ROI elevado, sobretudo em comparação às mídias tradicionais.

Vale citar a condição de empresas que estão em fase inicial de implantação e ainda não dispõem de muitos recursos financeiros. O marketing digital aparece, então, como uma possibilidade de ascensão. De divulgar a sua “entrada” no mercado.

6. Pequenas empresas podem concorrer de maneira mais competitiva

Outro fator de destaque a respeito do marketing digital é que possibilita às marcas pequenas e médias uma concorrência muito mais justa do que no passado. Tudo graças à web.

Antigamente, grandes empresas, que naturalmente contam com muito mais dinheiro em caixa para investir em propaganda, faziam uso de meios diversos para divulgar seu produto, enquanto as menores acabavam engolidas por essa concorrência desleal. Simplesmente, por não ter tantos recursos disponíveis.

Hoje em dia, utilizando ferramentas de marketing digital, as pequenas empresas possuem muito mais espaço e, utilizando bem os artifícios que têm, podem conseguir a credibilidade que precisam para converter oportunidades em receita.

Fonte: Administradores