6 Tendências de Marketing Digital voltados pra PME’s

...

Não há mais dúvidas de que o marketing digital veio para ficar e, principalmente, ser o futuro dos negócios através da internet.

Além disso, o rápido feedback e resultados expressivos e palpáveis dos investimentos e ações realizadas através dos meios digitais têm dado credibilidade e cada vez mais espaço à este tipo de marketing.

Desta forma, é possível identificar algumas tendências importantes e que devem nortear o marketing digital, principalmente em relação às pequenas e médias empresas (PMEs) durante este ano. Confira:

Mobilidade

Se antes era “recomendado”, hoje a adaptação dos sites para dispositivos móveis torna-se obrigatória.

Segundo uma pesquisa da E-bit, até o final de 2017, compras realizadas através de dispositivos móveis podem representar 40% de todo o faturamento do e-commerce brasileiro.

SEO Mobile

O projeto AMP (Accelerated Mobile Pages) da Google para melhorar a experiência do usuário, tem como objetivo melhorar as pesquisas feitas através de dispositivos móveis e, apesar de ainda ser uma novidade, o uso da ferramenta possibilita o aumento de até 4x a velocidade do carregamento de uma página em celulares e tablets.

Utilização de vídeos

Com o crescimento do uso de vídeos nas redes sociais, principalmente através do YouTube, as PMEs devem ficar atentas à tendência e começar a incluir este tipo de postagem em seus canais, seja para divulgação de seus produtos/serviços ou outros tipos de conteúdos.

Redes sociais

Com, atualmente, mais de 90 milhões de brasileiros navegando no Facebook, Twitter e Instagram, as empresas estão cada vez mais presentes e cientes do poder das redes na geração de negócios.

No entanto, o grande acesso e quantidade de usuários também torna os consumidores mais exigentes, sendo necessário oferecer informações e conteúdos interessantes e relevantes ao seu público-alvo, através de formatos e linguagens apropriadas para cada tipo de negócio.

Além disso, para ter sucesso é preciso planejar, entender seus clientes e ter traçados seus objetivos dentro das redes sociais.

Google Adwords e Facebook ads

Em constante atualização, essas suas ferramentas nunca deixam de ser tendência e estão sempre incrementando suas funcionalidades.

Além disso, o Facebook não é mais apenas uma plataforma que disponibiliza anúncios. Pelo contrário, hoje oferece análises completas de dados e que vem progredindo de forma mais assertiva do que nunca.

O Google não fica pra trás, e evoluindo constantemente suas ferramentas busca, display e remarketing, além de atualizar constantemente sua tecnologia para segmentação e business intelligence, buscando atrair mais anunciantes.

E-mail marketing

Segundo uma pesquisa publicada pela Adobe em 2015, 58% das pessoas preferem o e-mail como forma de se conectar com suas marcas preferidas.

Desta forma, tornou-se indispensável o uso do e-mail marketing como ferramenta de comunicação das empresas com seus clientes.

No entanto, o seu uso precisa ser ajustado às exigências do atual consumidor: ele não quer apenas e-mails com promoções de produtos. O consumidor de 2017 quer conteúdo relevante, dicas e informações úteis. Por isso, da mesma forma que nas redes sociais, é necessário conhecer bem seu público, ter sua própria lista de e-mails, planejar e criar estratégias assertivas para o e-mail-marketing.

Fonte: Dinheirama