Marketing Digital: 4 erros comuns e dicas de como acertar

...

Com objetivo de promover as marcas no mundo online, o marketing digital utiliza diversas ferramentas para se comunicar com o público-alvo, promover engajamento através das redes sociais, direcionar visitantes ao site da empresa e, principalmente, gerar vendas e aumentar os lucros do negócio.

No entanto, se não houver conhecimento de como utilizar cada ferramenta da maneira correta, todo o investimento e esforço podem ser desperdiçados. Por isso, apesar do marketing digital oferecer maior facilidade e rapidez no retorno das ações, é preciso usá-lo da maneira correta. Confira abaixo os quatro erros mais comuns e dicas de como não cometê-los:

1: Comprar base de e-mails

A comunicação no mundo digital busca cada vez mais personalização e assertividade em suas ações. Desta forma, enviar e-mails com conteúdos, promoções, etc, para uma lista pronta, sem que se tenha certeza do interesse destes usuários, pode ser um tiro no pé. Além de invadir a privacidade, o remetente pode ser denunciado como spam, gerando má reputação para a marca.

Como acertar?

A melhor forma de adquirir uma boa base de e-mail é construir estratégias para capturar o lead da forma correta, por meio de ofertas, e-books, conteúdos exclusivos e/ou pedindo o login via e-mail ou Facebook, por exemplo. Desta forma, o cliente só é impactado pela marca se ele tem interesse.

2: Comunicações blast

Ainda é comum que as marcas se relacionem com todos seus clientes da mesma maneira. Mas você já imaginou que sentido teria enviar uma promoção de biquínis para um homem, por exemplo? Em algumas oportunidades, quando algo for relevante e interessante para todos, pode-se até valer enviar a mesma comunicação para toda a base de e-mails. No entanto, a palavra de ordem é personalização.

Como acertar?

Trate os clientes de maneira segmentada, diferenciando gostos, preferências e interesses. Você pode, inclusive, personalizar os documentos HTML, campanhas para as redes sociais, mensagens de SMS, etc.

3: Não fazer testes

Por acharem que já conhecem seu público o suficiente, algumas marcas colocam suas campanhas no ar sem nem ao menos serem testadas. Desta forma, o risco do fracasso é grande, já que cada público possui características peculiares e somente por meio de testes é possível ter mais certeza sobre qual abordagem funcionaria melhor.

Como acertar?

Para identificar as motivações de compra, cores ou promoções mais atrativas, realize testes A/B, que são os mais conhecidos e eficientes do mercado. Selecione uma parte do público, divida-o e aborde utilizando diferentes variáveis. O teste que apresentar melhor performance se confirma como a opção mais assertiva.

4: Não analisar os indicadores

Apesar de ser comum, a falta de análise e monitoramento dos dados e indicadores que são fornecidos por e-commerces, redes sociais, entre outros, é um grande erro. Pois é através deles que uma empresa poderá compreender as preferências de seus clientes e avaliar os resultados das estratégias e ações implementadas.

Como acertar?

É necessário medir diariamente as métricas de cada meio. Sejam taxas de abertura de e-mail, número de cliques em anúncios, impressões nas redes sociais, engajamento com as postagens, conversões em vendas, etc. O importante é manter os números atualizados nas mãos para planejar suas novas ações.

Quer investir em Marketing Digital e não sabe por onde começar? A equipe da Conquista Comunicação tem todo o conhecimento e suporte necessário para sua empresa entrar no mundo digital da maneira correta. Entre em contato conosco.

Fonte: ADNEWS