Marketing Digital para Pequenos Negócios

...

Enganam-se os pequenos empresários que acreditam que investimentos em marketing devem ser preocupação só das grandes organizações, não são poucos os casos de negócios que começaram minúsculos e, aos poucos investindo em ações de marketing, conseguiram alçar voos maiores e chegar ao sucesso.

Uma das maneiras para alcançar os consumidores é o marketing digital, pois como o consumidor está cada vez mais conectado, as empresas também devem estar. Em um minuto na internet são feitos mais de 700 mil logins no Facebook, enviadas mais de 20 milhões de mensagens no WhatsApp e mais de 500 mil fotos publicadas no Snapchat no mundo todo. Então, está mais do que provado o poder de uma ação de marketing na web.

Porém, é necessário fazer com responsabilidade e de maneira assertiva, pois uma campanha publicitária e/ou uma promoção mal feita podem gerar uma imagem ruim para a empresa, tendo um resultado contrário do esperado. Por isso, confira algumas dicas e ações que podem ser feitas para que o seu negócio tenha uma boa presença on-line:

• Esteja presente na rede: se a sua empresa ainda não possui um perfil nas redes sociais, já passou da hora de se ajustar a essa nova realidade.

• Um dos pecados das empresas na internet é a comunicação. A partir do momento em que existe um perfil corporativo em qualquer rede social, o atendimento ao cliente também deve ser bom on-line: deve ser padronizado, sanar todas as dúvidas dos clientes e, se possível, converter esses contatos em vendas.

• Seja em suas publicações ou em contato com o cliente via chat, é imprescindível a escrita ser correta.

• Outro fator importante é uma identidade visual: apostar em fotos com o logotipo, recados com as cores da empresa, ou seja, criar uma identidade para as postagens onde o consumidor, mesmo sem estar escrito que é o seu negócio que está divulgando aquela mensagem, de cara identifique aquilo como algo que remeta à sua marca.

• Outra forma de chamar a atenção do cliente é produzindo conteúdo. Nas empresas isso pode ser feito compartilhando, por exemplo, uma reportagem de novas tendências de roupas da próxima estação, ou seja, você estará informando ao seu cliente aquilo que logo será moda. É claro que você compartilhará principalmente aqueles produtos que você vende, criando um desejo antecipado do consumidor sobre o produto.

• Transformar a sua página em um ambiente de aprendizado do consumidor e não só um ponto de vendas e promoções pode fazer com que sua página seja mais vista, por consequência ganhe mais curtidas e atinja um maior número de pessoas.

• A criação e exibição de vídeos em suas páginas também é uma forma de quebrar a monotonia com seus clientes. Pode-se fazer propagandas de seus produtos e vídeos periódicos sobre tendências futuras.

• As publicações patrocinadas são uma boa solução para se chegar a um número maior de pessoas que visualizem seus posts, principalmente aqueles que abordam a chegada de novos produtos e promoções. Redes sociais como o Facebook têm políticas de custos para esse tipo de publicação bem acessíveis à maioria dos pequenos empresários, possibilitando que você atinja seu público alvo sem desperdício de recursos.

• Se optar por ter um site para estar em contato com seu consumidor, esteja atento a adaptação do mesmo para todas as plataformas, como computadores, tablets, smartphones. O design responsivo é fundamental hoje em dia para que seu cliente tenha uma experiência ágil e descomplicada em qualquer meio. Sites desatualizados e não adaptados aos dispositivos móveis tornam a navegação mais complicada, gerando um desestímulo à permanência dos usuários.

O marketing digital é algo totalmente factível em tempos de tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas. Com baixos investimentos pode-se chegar a grandes resultados, maximizando, assim, seus lucros. O que não pode é o pequeno empresário ainda se manter fora da rede, tendo em vista a larga utilização desse recurso pelos consumidores, e quem sabe, podendo expandir seus negócios em um segundo momento para um e-commerce.

Fonte: Administradores