NOVAS SOLUÇÕES PARA NOVOS HÁBITOS: SINALEIRA PARA OS VICIADOS EM SMARTPHONE

...

A agência de design Büro North, de Melbourne, Austrália, criou um conceito que pode ajudar usuários compulsivos de smartphones a atravessarem a rua com mais segurança.

Chamado de ‘Smart Tactile Paving’, consiste em ladrilhos protuberantes – similares às guias para cegos – que alertam os pedestres com luzes verdes, amarelas ou vermelhas quando eles se aproximam do tráfego de veículos. Pense como uma sinaleira, mas instalada aos seus pés. Ou seja, foi desenvolvido para que tenha fácil visualização por aqueles que nem se incomodam mais em levantar os olhos antes de atravessar a rua.

“Quando a febre do Pokémon chegou a Melbourne, o número de pessoas vagando pelas ruas olhando para seus celulares foi muito surpreendente”, diz Soren Luckins, diretor da Büro North – “As sinaleiras para pedestres que são tão prevalecentes ao redor do mundo foram desenvolvidas para uma comunidade que olha para a frente, não para baixo em um celular.”

Confira o vídeo do projeto:

Mas a soluçao mais fácil, afinal, não seria educar as pessoas para que não usem o celular enquanto caminham? A agência acha que não – “Ao invés de tentar modificar o comportamento através da legislação ou de leis punitivas que no fim das contas se mostrarão inúteis, queremos tornar as cidades mais seguras através do design”, afirma.

Fonte: Blue Bus