Um carro vendido pelo Twitter

...

A montadora francesa Nissan vendeu um veículo exclusivamente através da utilização da rede social Twitter. Desde o primeiro contato com o cliente até à decisão final de compra, toda a comunicação entre a concessionária espanhola Antamotor e o cliente Raul Escolano decorreu digitalmente através da plataforma.

Tudo começou quando Raul Escolano lançou um desafio às marcas de automóveis da Espanha, para apoiá-lo na compra de um veículo exclusivamente através da utilização das redes sociais, através da hashtag #compraruncocheportwitter (em português, "comprar um automóvel no Twitter").

A Nissan respondeu ao desafio e utilizou o Periscope para filmar o modelo X-Trail, com a concessionária Antamotor apresentando as principais funcionalidades do veículo num "tour" personalizado, que foi em seguida levado para uma transmissão ao vivo.

A marca de automóvel competiu com modelos rivais, numa pesquisa no Twitter publicada por Raul Escolano, no qual o usuário pediu aos seguidores para avaliarem os automóveis que se encontravam na lista. Segundo dados da Brandwatch, a pesquisa recebeu 2,6 milhões de visualizações e classificou o X-Trail à frente dos rivais com 43% dos votos, ajudando a Nissan a fechar o negócio, conta fonte da marca em comunicado.

As chaves foram entregues a Raul Escolano por um "office-boy", para concluir a transação online, e a entrega do veículo em si foi a primeira interação "cara-a-cara" entre a Nissan e o cliente, desde que a venda começou há dois meses.

O vídeo abaixo explica como aconteceu a venda inusitada:

Fonte: Revista Wide